Novo projeto de lei complementar 152/2025 propõe marco legal ...
O projeto legal, de autoria do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), visa instituir um novo marco legal para o transporte individual e para a entrega de bens por...
Carregando...
Novembro marca a reta final do ano — com feriados, campanhas sazonais e eventos de negócios. Veja como planejar ações estratégicas para o seu empreendimento
Com o ano já no seu último trimestre, novembro oferece janelas importantes para incentivar vendas, engajar clientes e reforçar a marca antes da maratona de fim de ano. Feriados como a Proclamação da República e o Dia da Consciência Negra, além de datas comemorativas mais nichadas, trazem oportunidades para quem prepara campanhas com antecedência.
Isso sem contar, claro, a Black Friday, que acontece em 28 de novembro e se tornou uma das datas mais importantes no varejo brasileiro.
Além disso, o calendário de eventos se movimenta — feiras e congressos B2B ganham força e ajudam empresas a se conectar com parceiros, fornecedores e potenciais clientes. Para ajudar no planejamento, PEGN selecionou as principais datas e acontecimentos de novembro de 2025.
1.º de novembro: Dia de Todos os Santos e início das campanhas “Novembro Azul” e “Novembro Roxo”
O mês começa com ações de conscientização. O Novembro Azul promove a prevenção ao câncer de próstata, e o Novembro Roxo alerta sobre a prematuridade. Negócios ligados a saúde, bem-estar e responsabilidade social podem usar a data para campanhas educativas e de engajamento.
2 de novembro: Dia de Finados (feriado nacional)
O feriado tende a reduzir o movimento no comércio, mas pode impulsionar setores como turismo, floriculturas e lazer. É importante ajustar a comunicação, horários e prazos de entrega para o período.
11 de novembro: Dia dos Solteiros (Singles’ Day)
Criado na China e hoje considerado uma das maiores datas do e-commerce mundial, o Dia dos Solteiros (11/11) vem ganhando espaço também no Brasil, como um aquecimento para a Black Friday. É uma boa oportunidade para marcas lançarem promoções exclusivas, campanhas com foco em autocuidado, consumo individual e empoderamento — especialmente nos segmentos de moda, beleza, tecnologia e serviços.
15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional)
A data pode servir como aquecimento para as campanhas da Black Friday. Empresas de e-commerce e turismo costumam aproveitar o período com ações promocionais e ofertas antecipadas.
20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra
A data convida empresas a promover reflexão, diversidade e inclusão. É uma oportunidade para valorizar empreendedores negros, apoiar causas sociais e reforçar o compromisso com a equidade racial.
28 de novembro: Black Friday
Um dos principais eventos do varejo global, a Black Friday exige planejamento antecipado de estoque, logística e comunicação. A data é ideal para ações promocionais, programas de fidelidade e recuperação de clientes inativos.
30 de novembro: Dia do Síndico
Para negócios voltados a condomínios, manutenção e gestão predial, o dia pode ser aproveitado para estreitar relacionamento com clientes e oferecer condições especiais.
Fonte: Contábeis
O projeto legal, de autoria do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), visa instituir um novo marco legal para o transporte individual e para a entrega de bens por...
A Receita Federal publicou uma atualização na norma que trata da identificação dos beneficiários finais de fundos de investimento,...
Consumidores que têm dívidas no cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades de crédito contraídas...
A Receita Federal publicou novas soluções de consulta que dificultam a exclusão de subvenções de ICMS da base de cálculo...